Em 1989, a Nintendo já era uma das maiores empresas de games do mundo, graças ao grande sucesso do NES. Nesse ano, a companhia resolveu voltar ao mercado de games portáteis, lançado um de seus videogames de maior vendagem: o Game Boy.
Não era a primeira vez que a Nintendo lançava um videogame portátil - já havia feito isso com a série Game & Watch -, mas o Game Boy inovava ao usar cartuchos. A companhia fez de tudo para produzir um aparelho barato e que consumisse pouca energia. Esses dois fatores foram decisivos para vencer os concorrentes Lynx, da Atari, e Game Gear, da Sega, mesmo estes tendo uma tela colorida (o Game Boy nasceu preto-e-branco).
O aparelho saiu primeiro no Japão, em 21 de abril, e, nos Estados Unidos, veio em 31 de julho, junto com "Tetris". A decisão de encartar quebra-cabeça criado por Alexey Pajitnov se mostrou acertada, e o aparelho vendeu um milhão de unidades em poucas semanas nos Estados Unidos.
A obtenção dos direitos exclusivos de "Tetris" é um capítulo especial na história da Nintendo, no qual Howard Lincoln e Minoru Arakawa (respectivamente presidente de conselho e presidente da Nintendo para os Estados Unidos) voaram secretamente para a Rússia para negociar os direitos exclusivos do jogo diretamente com o criador. Assim, impediu que a Atari e a Sega vendessem o título nos videogames.
0 comentários:
Postar um comentário